Ludoteca‎ > ‎

Cilada

 Jogo de estratégia que tanto crianças como adolescentes gostam muito.

Idade: a partir de 6 anos

Descrição: Conta a história que durante a guerra franco-prussiana houve uma nevasca gigantesca e assim os exércitos inimigos ficaram separados sem poder dar continuidade à luta. Foi aí que os soldados franceses criaram esse passa-tempo para se distrair nos intervalos entre os combates, posteriormente a dinâmica do jogo foi utilizada como base para uma certa linha de pesquisa que culminou com um prêmio Nobel de economia dado ao matemático John Nash. 

 Consiste em um tabuleiro de dupla face verde que possui encaixes de três formas geométricas (quadrado, triângulo e círculo). Ao se abrir o fecho no meio do tabuleiro há um espaço onde as peças brancas do jogo são guardadas. Cada peça tem as formas de encaixe para sem utilizadas no tabuleiro, e um código em alto-relevo, e dentro do tabuleiro há também em alto-relevo a solução possível para cada uma das 50 variações de jogo, tendo como base, os códigos de cada peça do jogo.

Pode ser jogado por apenas um jogador. O objetivo do jogo é encaixar as peças no tabuleiro sem deixar qualquer espaço vazio no tabuleiro. Caso o jogador não consiga preencher os espaços do tabuleiro, ele cai na "cilada" do jogo, não tendo como resolver o problema, consequentemente sendo declarado o perdedor do jogo. Quando o tabuleiro é totalmente preenchido com as peças, o jogador vence.