Informativos‎ > ‎

Teoria das inteligências múltiplas e a educação

postado em 17 de mar. de 2013 14:33 por Rafael Minozzo   [ 30 de abr. de 2015 05:29 atualizado‎(s)‎ ]

São tantas informações extremamente pertinentes a diversas famílias que por vezes, se encontram em determinadas situações, mas que acabam não tendo apoio para resolver ou amenizar os problemas dos vossos filhos. Muitas criança e adolescentes são simplesmente diagnosticados como se a única coisa que importasse neles fosse o “problema”. Exatamente para amenizar esses traumas que vamos abordar o tema das múltiplas inteligências, para que possamos deixar claro que toda pessoa, apesar de apresentar problemas em determinadas áreas, possui inteligências mais acentuadas em outras. E a Tutores Multidisciplinar junto ao Instituto Eficaz de Foz do Iguaçu objetivam enfatizar um número desconhecido das capacidades humanas que são desconsideradas pela escola e a partir disso, desenvolver melhor o cérebro e prepará-lo para momentos de enfrentamento da vida.


As implicações da teoria de Howard Gardner para a educação são claras quando se analisa a importância dada às diversas formas de

pensamento, aos estágios de desenvolvimento das várias inteligências e à relação existente entre estes estágios, a aquisição de conhecimento e a cultura. Para Gardner as inteligências são nomeadas e classificadas da seguinte forma:

Lógica – voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números. Costumam fazer contas de cabeça rapidamente.

Lingüística – capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. Os indivíduos com esta inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade de aprendizado de idiomas.

Corporal – grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas. Um campeão de ginástica olímpica ou um dançarino famoso, com certeza, possuem esta inteligência bem desenvolvida.

Naturalista – voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza (físicos, climáticos, astronômicos, químicos).

Intrapessoal – pessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.

Interpessoal – facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Indivíduos com esta inteligência conseguem facilmente identificar a personalidade das outras pessoas. Costumam ser ótimos líderes e atuam com facilidade em trabalhos de equipe.

Espacial – habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos. Um jogador de futebol habilidoso possui esta inteligência, pois consegue facilmente observar, analisar e atuar com relação ao movimento da bola.

Musical – inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.

Existencial - é a capacidade humana de formular e examinar as perguntas mais importantes para a maioria dos Seres Humanos de se obter respostas sobre a vida.

No que se refere à educação centrada na criança, Gardner sugere a necessidade da individualização. Todavia a educação é padronizada, mas cada pessoa tem um perfil cognitivo diferente. E essa, é uma lacuna que a Tutores Multidisciplinar e o Instituto Eficaz de Foz do Iguaçu visam preencher, desenvolvendo um atendimento vip e personalizado, atendendo a cada inteligência de acordo com a sua peculiaridade através das tutorias, ou ainda, exercitando suas potencialidades de forma integral através da Ginástica do Cérebro.

Quanto ao ambiente educacional, Gardner chama a atenção para o fato de que, embora as escolas declarem que preparam seus alunos pare a vida, a vida certamente não se limita apenas a raciocínios verbais e lógicos. Ele propõe que as escolas favoreçam o conhecimento de diversas disciplinas básicas; que encorajem seus alunos a utilizar esse conhecimento para resolver problemas e efetuar tarefas que estejam relacionadas com a vida na comunidade a que pertencem; favorecendo assim o potencial de cada indivíduo, dessa forma, o Instituto Eficaz de Foz do Iguaçu pesquisou e aprimorou técnicas pertinentes ao desenvolvimento desses potenciais direcionando para os exercícios de Ginástica do Cérebro. É visando preencher as lacunas que a instituição escolar deixa no desenvolvimento integral da criança que potencializamos todos os tipos de inteligências reconhecidas por Gardner.


Texto produzido por: Nadia Cristina Benitez.

Especialista em Neuropedagogia na Educação.

Instituto Eficaz & Tutores Reforço Escolar Multidisciplinar.

Em Foz do Iguaçu – Paraná