Informativos‎ > ‎

Dificuldade de Aprender

postado em 17 de mar. de 2013 14:02 por Rafael Minozzo   [ 17 de mar. de 2013 14:27 atualizado‎(s)‎ ]

PORQUE EXISTEM PESSOAS QUE TÊM PROBLEMAS PARA APRENDER?


É muito comum encontrar escolas e pais que não sabem o quê fazer com aquele aluno ou filho que tem uma certa dificuldade para aprender os conceitos das aulas. Em um primeiro momento, podemos analisar superficialmente o problema de aprendizagem como uma dificuldade em absorver informação, exatamente por isso que na Tutores – Reforço Escolar Multidisciplinar fazemos uma entrevista prévia, para podermos entrar em contato com o ambiente familiar desse aluno e conhecer a sua realidade. Os motivos dos problemas de aprendizagem são multifatoriais. Pode ser desde um problema de visão simples de se corrigir com o uso de óculos, como pode ser mais complicado como a Dislexia necessitando tratamento psicológico, psicopedagógico e dependendo do caso medicamentoso.

Ao se fazer referência às dificuldades de aprendizagem não se pode perder de vista a presença de distorções inerentes ao próprio sistema educacional e às influências ambientais que funcionam como contexto para as manifestações comportamentais e as peculiaridades do indivíduo que pode apresentar, no sistema escolar, o sintoma de não aprender (Linhares, 1998; Marturano, Linhares & Parreira, 1993).

As escolas ou qualquer outra instituição de ensino tendem a estigmatizar o aluno que esta tendo baixo rendimento, supondo que é um problema do próprio aluno. No Instituto Eficaz de Foz do Iguaçu, o aluno não sofrerá nenhum tipo de estigma, e sim exercitará suas potencialidades e ativará o seu cérebro. Hoje com os avanços da Psicologia da Educação, sabemos que o ambiente tem muita importância. Grande parte das escolas tendem a ignorar o problema, colocando no aluno toda a culpa por seu baixo desempenho, encaminhando-o para psicólogos que acabam não achando nada errado. Quando nós, do Instituto Eficaz atuando junto a Tutores – Reforço Escolar Multidisciplinar fazemos uma caracterização do ambiente familiar e escolar, entendemos claramente os motivos dos problemas de aprendizagem que a instituição atribuiu unicamente ao aluno.

Ao constatar alunos com problemas de aprendizagem, é importante verificar qual é o ambiente que esse indivíduo esta inserido. E questionar: ele tem todos os materiais apropriados para aprender? Essa pessoa possui algum problema emocional ou orgânico que a impedem de fixar atenção nas disciplinas? Será que esse ambiente é favorável ao aprendizado? Enfim, existem inúmeras questões antes de colocarmos a culpa no aluno.

Analisando grande parte dos casos que chegam aos consultórios dos psicólogos, entendemos que grande parte do problema esta no ambiente e não no individuo. Existem formas de ensino que são mais eficientes para transmitir conhecimento, nós do Instituto Eficaz entendemos que através da Ginástica para o Cérebro a pessoa estará incorporando conceitos novos no seu cotidiano facilitando ainda mais o processo de ensino/aprendizagem, e a Tutores – Reforço Escolar Multidisciplinar, trás a solução com atendimento individualizado na residência do aluno, visando promover soluções para o aluno e a família.

Se você esta tendo dificuldades em entender os conceitos da sua escola, faculdade ou trabalho, pare uns minutos por dia. Comece a pensar em como é o seu ambiente de trabalho, como é o seu ambiente na faculdade ou na escola. É um ambiente acolhedor? Aconchegante? Iluminado? Os professores parecem animados ao ensinar? Como esta a sua vida? Esta muito ansioso? Um período de mudanças ou mesmo de Stress com algo?

Caro leitor, o problema de aprendizagem não é “uma sentença”, muito pelo contrário, definindo as causas reforçadoras para o não aprender, podemos planejar estratégias de intervenção eficientes para a mudança comportamental do não-aprender. Claro que dependendo do caso é sempre recomendado procurar um atendimento qualificado para discutir as questões que o perturbam e retomar seu foco, é nessa hora que o Instituto Eficaz de Foz do Iguaçu e a Tutores Reforço Escolar Multidisciplinar estará ao seu lado para ampará-lo procurando sempre, a melhor estratégia na intervenção educacional. Alguns problemas são especialmente difíceis de ser resolver sozinho, nesses casos é muito importante que um especialista esteja acompanhando o caso de forma multidisciplinar. Então conte conosco para ajudar na solução do problema para que você alcance todos os seus objetivos. Não há problema sem solução e, nem situação que não possa ser modificada, e as vezes, uma simples mudança nos hábitos e ambientes resolve problemas que podem estar há tempos trazendo desconforto para a família e para o aluno.

Procure ajuda!! Exercite seu cérebro... Reforce suas qualidades atrás do acompanhamento escolar!

Potencialize-se!!

Nós podemos ajudar!


Texto produzido por: Nadia Cristina Benitez.

Especialista em Neuropedagogia na Educação.


Instituto Eficaz & Tutores Reforço Escolar Multidisciplinar.

Em Foz do Iguaçu – Paraná.