Home‎ > ‎

Quem Somos

A professora Nadia Cristina Benitez sempre sonhou com um projeto dentro da área de Educação, contudo o receio de começar tudo do zero a fez pesquisa melhor o mercado, foi quando achou na internet em 2010 a franquia da Tutores, e nisso envolveu seu esposo Rafael Minozzo Avila que passou a acreditar nessa ideia, juntos fizeram um curso no Sebrae e tiveram orientações preciosas. Muitas coisas foram analisadas, e depois de quase 1 ano fecharam contrato com a franquia.

Em 2011, iniciou em Foz do Iguaçu a Tutores Reforço Escolar Multidisciplinar. Foi um marco na vida desse casal, especialmente na vida do Rafael que deixou o trabalho para se dedicar especialmente à empresa, que era o sonho de sua esposa.

Começamos as chamadas de Tutores, e em seguida conhecemos uma pessoa muito especial, a professora Rosangela Spoladore, que passou a atender alunos de alfabetização e um aluno mega especial, nosso João, que é uma criança com Síndrome de Down. O trabalho que ela começou a desenvolver com o João foi realmente fantástico, e percebemos que ela era uma profissional com um diferencial muito marcante.

Numa conversa em nosso escritório, ela comentou que ia fazer alguma coisa para ela, que queria se dedicar a um projeto dela. A Nadia nessa época fazia uma pós-graduação em Neuropedagogia na Educação, e já estava fascinada com tantos conhecimentos, e pensando em ajudar muitas daquelas crianças que estavam sendo entrevistadas pela Tutores, mas que não tinham condições de pagar pelo serviço. Muito estudo e dedicação foram fazendo isso tudo ganhar forma.

Foi nesse momento, que surgiu o embrião do Instituto Eficaz, começamos a conversar sobre as ideias, e as coisas foram se alinhando, era final de 2011, e estava sendo um ano fantástico, começamos a pensar num projeto de Ginástica para o Cérebro, com base nas aulas que a Nadia estava tendo de Neurociências, e todos os processos cerebrais que são movidos com a Ginástica para o Cérebro. Rosangela Spoladore, por sua vez, formada em Artes e Pedagogia, queria aliar seus conhecimentos para fazer aulas de arteterapia, e já abraçou o projeto, e juntos iniciamos uma nova jornada.

O Instituto Eficaz foi idealizado pelo espírito de procura e pela inquietação das professoras Nadia Cristina Benitez e Rosangela Spoladore, com total apoio e colaboração dos seus respectivos esposos: Rafael Minozzo Ávila e Allan da Silva. Rafael sempre ajudando com as burocracias e o Allan foi o criador de todas as artes de fachada, logo, modelos de pastas, panfletos, enfim, um verdadeiro “arteiro”, ambos ajudaram na concretização dos ideias e planos das professoras sonhadoras.

Em 1º de fevereiro de 2012, foi inaugurado o Instituto Eficaz, com toda a cerimônia necessária, pois no inicio do trabalho da Tutores, não foi feito nenhuma comemoração, apenas trabalho e mais trabalho!

Em Março de 2012, Rosangela e Nadia, partiram para mais uma especialização, em Belo Horizonte, junto ao Hospital dos Olhos do Doutor Guimarães, habilitando-se para fazer o teste da Síndrome de Irlen. Pensando em trazer para o Instituto Eficaz mais uma exclusividade e assim, agregar novos serviços para toda a população. No mesmo mês, Rosangela Spoladore, dá inicio ao curso junto ao Núcleo Tesser, especializando-se em hipnose.

No final do segundo semestre de 2012, os idealistas Nadia e Rafael, decidem mais uma vez, empreender, e começam um projeto de expansão comercial tendo como produto o Soroban. Por ser a ferramenta utilizada nas aulas de Ginástica para o Cérebro, e exatamente por não haver nenhum fabricante desse produto no Brasil. Nessa fase, já estávamos dando um grande passo, maior do que se imaginava, pois ao tornarem-se os produtores nacionais de um produto único, muita coisa mudaria. Na verdade, muita coisa esta mudando e ainda mudará mais, pois os sonhos não dormem, e nessa equipe não há acomodação.

O Instituto Eficaz nasce de sonhos, anseios, estudos e pesquisas na área de neurociência e neuroaprendizagem e foi criado pensando em desenvolver um trabalho voltado para a potencialização das capacidades cognitivas e emocionais de todas as pessoas, de qualquer faixa etária, com ou sem problemas de aprendizagem, especialmente destinado à área lógico-matemática através do uso do soroban, ferramenta destinada para o trabalho mental com cálculos e raciocínio rápido, visando promover uma maior capacidade de concentração, o trabalho motor fino, atenção e agilidade. Por meio de diversos outros jogos que estimulam a memória e o raciocínio lógico, criamos um material de desafio gradativo para potencializar o cérebro integralmente. E essa história não para por aqui...